Clara Oliveira Formadora de 1ºs socorros e especialista de Medicina Tradicional Chinesa
Como tratar feridas em crianças
Como sabes, as crianças estão mais propensas a fazerem feridas ao andar, brincar e correr. Mas não te preocupes, é perfeitamente normal – na verdade, existem vários tipos de feridas, desde a simples escoriação, arranhões ou pequenos golpes, que fazem parte do dia-a-dia de uma criança.
É fácil tratar pequenas feridas da pele em casa quando só afetam a camada mais superficial (epiderme). Para isso, recomendamos estes passos:
- Passo 1 – Lavar as mãos
Mesmo que as tuas mãos não pareçam sujas, é importante lavá-las antes de tratar uma ferida. Lava-as cuidadosamente com água e sabão e certifica-te que usas uma quantidade suficiente de sabão, esfregando todas as superfícies das mãos por cerca de 60 segundos, incluindo os espaços entre os dedos.
- Passo 2 – Parar a hemorragia
Geralmente, a perda de sangue em feridas superficiais é pequena e para por si só. No entanto, se isso não acontecer, podes ajudar a parar a hemorragia se aplicares uma leve pressão na ferida, usando uma compressa ou um pano limpo. Se não parar após este passo, deves procurar cuidados médicos.
- Passo 3 – Limpar a ferida
Depois de parares a hemorragia, começa por limpar a pele na região ao redor da ferida com água e sabão. De seguida, passa para a zona da ferida em si, usando água (sem sabão) ou soro fisiológico: a limpeza pode ser feita sob água corrente para remover quaisquer partículas presentes. Alternativamente, usa uma compressa para te ajudar na limpeza, evitando usar algodão ou qualquer material que deixe fibras, limpando sempre do centro para a periferia. Se necessário, remove quaisquer detritos que possam existir com uma pinça desinfetada com álcool.
Por fim, seca cuidadosamente a área ao redor da ferida com uma compressa limpa.
- Passo 4 – Proteger a ferida
Tapar uma ferida pode ajudar a mantê-la limpa durante o processo de cicatrização, mas nem sempre é necessário. As feridas pequenas e superficiais, por exemplo, podem ser deixadas a cicatrizar ao ar livre, ao contrário das feridas abertas.
Se a ferida estiver numa área de atrito frequente ou que possa entrar em contato com outras áreas facilmente, pode ser protegida com uma compressa de gaze esterilizada ou um penso rápido (certifica-te que não deixas a parte adesiva em contato com a ferida).
Se escolheres esta opção, não te esqueças de mudar o penso/compressa diariamente ou sempre que ficar molhado ou sujo.
Quando tempo demora para cicatrizar uma ferida
As feridas têm o seu tempo de cicatrização, de acordo com a sua gravidade, ou seja, uma ferida simples sara mais rápido do que uma ferida mais profunda e aberta. Este processo, normalmente, leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Lembra-te que, no caso das feridas abertas, normalmente apresentam crostas e podem ter um processo de cicatrização mais demorado e complicado.
Para estimular a formação do tecido cicatricial, podes incluir na alimentação da criança, nutrientes como o ómega 3, presentes, por exemplo, no salmão e no atum, e vitaminas A, C e E, que se podem encontrar na laranja, na manga e no tomate.
O que fazer para cicatrizar feridas mais rápido
Para acelerar a cicatrização das feridas, podes usar uma pomada ou um creme cicatrizante com ação antissética, o que vai fazer com que as células da pele recuperem mais rapidamente e evitar a proliferação de microrganismos que possam causar infeções. O Bepanthene® Plus Creme é um dos melhores exemplos, pois atua com uma combinação de cloro-hexidina e dexpantenol para desinfetar e cicatrizar as feridas, sem arder.
O que fazer com uma ferida infetada
Para combater a infeção de uma ferida e aliviar os seus sintomas, é importante considerar a gravidade da lesão. Para evitares complicações e para garantires uma cicatrização adequada, recomendamos que a ferida seja avaliada por um médico, pois vais ter indicações sobre os medicamentos adequados e, em alguns casos, a aplicação de uma vacina contra o tétano, se ainda não tiver sido administrada.
Além disso, é fundamental procurares assistência médica caso a criança apresente os seguintes sintomas:
- Febre;
- Mal-estar;
- Sensação de náuseas ou vómitos;
- Ferida com cor escura ou vermelha na parte central;
- Dor e inchaço;
- Presença de pus e mau cheiro.
Como tratar de uma ferida com crosta
Se não houver sinais de infeção, é importante deixar que a crosta da ferida caia naturalmente, para que a cicatrização seja completa. Não é recomendável tentares arrancá-la antes do tempo porque isso pode causar mais danos à pele da criança. No entanto, se a crosta ficar muito dura e seca, pode dificultar a eliminação natural pelo corpo e pode tornar-se como uma barreira para a cicatrização.
Nestes casos, é recomendado aplicar uma pomada e fazer massagens suaves na região afetada com água morna. Se mesmo assim a crosta não sair, é importante procurares ajuda médica para que possam avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.
Mamã, lembra-te que os acidentes acontecem e que nem sempre conseguimos preveni-los. O importante é saber o que fazer para tratar e cuidar das feridas, para que o processo de cicatrização seja o mais confortável possível para as crianças!
Bepanthene Plus creme é um medicamento não sujeito a receita médica, com dexpantenol e cloro-hexidina, para o tratamento de feridas e queimaduras superficiais quando existe algum risco de infeção. Contraindicado no caso de alergia a qualquer dos componentes deste medicamento e no tímpano perfurado. Evitar o contacto com os olhos e mucosas. Leia cuidadosamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico.
- Cuidados ao Bebé
Dentes do bebé: tudo o que precisas de saber
As respostas a todas as dúvidas sobre a dentição do bebé.
Saber mais10 Cuidados a Ter no Quarto do Bebé
Todo o cuidado é pouco e não queremos criar riscos desnecessários, pois não mamã?
Saber maisAspirar o Nariz do Bebé Faz Mal? Como Fazer?
Será que deves usar um aspirador nasal para bebé? Nós ajudamos!
Saber maisCuidados ao Bebé: As necessidades básicas inatas
No sentido de perceber melhor os bebés, falamos das 4 necessidades básicas que lhes são inatas.
Saber mais